Foi-se o tempo em que obra era sinônimo de dor de cabeça. Com muita inovação e tecnologia, as marcas de materiais de construção e acabamentos têm buscado alternativas para tornar esse processo mais prático, rápido e acessível. Um ótimo exemplo é o piso vinílico, que tem como um dos seus principais diferenciais a facilidade de instalação, sem o tradicional “quebra quebra”. Mas essa é só uma das vantagens do material, continue lendo este post e saiba tudo sobre esse revestimento!

O que é um piso vinílico?

O piso vinílico é composto por PVC, um produto feito com material reciclável e de baixo impacto ambiental. É altamente resistente a riscos e manchas, com tecnologia hipoalergênica e absorção de ruídos. Possui uma ótima durabilidade e resistência à água.

É indicado para todos os ambientes, principalmente os cômodos mais aconchegantes da casa. Por ser um piso “quente”, ele transmite a sensação de calor e conforto, sendo uma ótima pedida para revestir quartos e salas, reunindo toda a família – inclusive crianças e pets, é claro!

Para uso em áreas úmidas, é preciso atenção especial pois o excesso de água pode descolar o piso. Em caso de contato com muita água, a indicação é que a secagem da superfície seja feita na hora.

Piso vinílico x Piso laminado

Os pisos vinílico e laminado se assemelham pela durabilidade e praticidade, porém, cada um tem suas particularidades. O laminado é composto por lâminas de madeira prensadas entre si, por isso, suas placas possuem uma espessura maior, de até 1 centímetro, tornando a peça mais rígida. Já o piso vinílico é uma placa de PVC mais fina, que deixa esse revestimento mais flexível.

A dica é analisar o ambiente onde o piso vai ser instalado para definir qual material é o mais indicado. Visite uma de nossas lojas e conte com a ajuda dos nossos especialistas para não errar na escolha.

Leia também: Instalação e manutenção de pisos laminados: tire suas dúvidas.

Como escolher o piso vinílico ideal

Se você se decidiu pelo piso vinílico, a hora é de definir qual modelo utilizar. Nesse momento, a questão estética é fundamental. Um aspecto interessante desse revestimento é que ele possibilita diferentes paginações do ambiente; você pode instalar todos os pisos em um sentido linear, para deixar o cômodo com um aspecto homogêneo, investir em tons diferentes para criar um “tom sobre tom” ou até mesmo comprar dois modelos diferentes e criar uma composição exclusiva, formando um mosaico.

Para quem gosta de estar atento às tendências, o piso vinílico em grandes formatos é a aposta da vez, seja para ambientes residenciais ou comerciais. É possível encontrar placas com tamanhos superiores a 90 x 90 cm e em réguas longas, com mais de 1,80 m de comprimento. Destaque também para as peças que disfarçam ainda mais a junta entre as colas, e também aquelas que possuem uma padronização mais realista em relação à madeira.

Confira nossos pisos com preços especiais aqui na ABC da Construção  

Instalação e manutenção de pisos vinílicos

A instalação do piso vinílico é bem simples e rápida. Assim como nos pisos laminados, há o sistema de cola ou click disponíveis para a fixação do produto. No sistema de cola, é necessário preparar o contrapiso com uma massa niveladora e depois aplicar um adesivo acrílico próprio para piso vinílico, que faz a fixação do revestimento no ambiente. Esses dois materiais são vendidos separadamente do piso, e devem estar na sua lista de compras antes da obra.

Apesar de ser um procedimento relativamente simples, nossa dica de especialista é sempre contar com a mão de obra especializada para o procedimento, o que garante o padrão de qualidade no acabamento e uma paginação perfeita do ambiente.

Após assentado, o piso vinílico deve ser limpo sempre com pano úmido e detergente neutro. E não esqueça: aposte em panos com superfície mais lisa para evitar acúmulo de sujeira na peça.

Gostou das dicas? Então aproveite nosso aniversário prorrogado e garanta as melhores ofertas para reformar sua casa. Baixe o cupom exclusivo e ganhe R$100 de desconto*. Quer conferir todas as promoções do mês? Basta clicar aqui!

*Consulte condições nas lojas.