O piso vinílico é conhecido pela facilidade de limpeza e baixa manutenção. Por ser composto por PVC e ter uma cobertura de resina de poliuretano, dificilmente o material apresenta riscos ou manchas. Porém, é necessário saber como limpar piso vinílico com os produtos certos para conservar o material e manter a cozinha limpa. 

 

A cozinha é um ambiente que molha e engordura com facilidade, portanto, é essencial fazer a limpeza frequentemente. Para te ajudar a ter uma cozinha impecável, separamos aqui 5 dicas de limpeza que vão deixar seu piso vinílico limpo e bonito. Continue lendo!

Cosentino

Cosentino

1. Cuidado com os produtos de limpeza

Não é qualquer produto de limpeza que pode ser usado para limpar o piso vinílico. Evite os produtos solventes e químicos, porque eles podem causar riscos e corrosões permanentes no piso da cozinha.  

 

Também evite lavar a cozinha com a mistura de água e sabão em pó, porque a superfície fica escorregadia e pode causar acidentes durante a limpeza. 

 

O ideal é limpar o piso com um pano úmido e detergente neutro.  

Bárbara Dundes

Bárbara Dundes

2. Evite o excesso de água  

Embora o piso vinílico possa ser lavado, não indicamos que fique molhado por muito tempo. O correto é lavar e secar logo em seguida. Isso porque a umidade provoca a perda de aderência na cola de fixação do material e danifica o piso.  

 

Ao realizar a limpeza, use o mínimo de água e sempre enxágue com ajuda de um pano limpo ou mop.  

Viva Decora

Viva Decora

3. Use passadeiras e tapetes

Além de deixar sua cozinha mais bonita, os tapetes e passadeiras perto da pia e fogão evitam que o piso fique molhado e previnem a sujeira. Tenha mais de um conjunto de tapetes para cozinha, assim você consegue tirar para lavá-los regularmente.  

 

Ah, outra dica é usar um tecido macio embaixo dos móveis, como o feltro ou borracha, isso evita riscar o piso vinílico durante o dia.  

 

Leia Também: Piso vinílico: tudo o que você precisa saber sobre o revestimento 

Viva Decora

Viva Decora

4. Realize uma limpeza diária

A limpeza diária é essencial para evitar o acúmulo de sujeira. Use uma vassoura de pelo bem macia para varrer a cozinha diariamente ou utilize um aspirador de pó para remover a poeira que acumula. 

 

Para eliminar manchas, passe um pano úmido com detergente neutro – é a mistura ideal para remover sujeiras e deixar a cozinha brilhando!  

 

Resumindo, siga o seguinte passo a passo diariamente e seu piso vinílico ficará sempre limpo:  

 

1. Varra a cozinha.
2. Passe um pano úmido com detergente neutro (você pode usar um mop ou pano tradicional).
3. Tire o excesso de umidade do piso com um pano seco – isso também ajuda a dar brilho no piso vinílico.
4. Espere alguns minutos para o piso secar completamente e depois libere o espaço para uso!

 

Simples e fácil, não acha?

Mora Estúdio

Mora Estúdio

5. Aplique a cera correta 

A maioria dos pisos vinílicos dispensa o uso da cera. Porém, caso queira um acabamento mais brilhante, aplique a cera acrílica de acordo com as instruções do fabricante. 

 

Dica importante: é preciso limpar o piso antes de aplicar a cera.  

 

Também vale lembrar que a cera à base de carnaúba é utilizada no piso de madeira, portanto, não serve para os pisos vinílicos. Elas deixam a superfície escorregadia e formam uma camada gordurosa, difícil de remover depois de aplicada. 

Marcia Addor

Marcia Addor

Anotou todas as dicas da Viva Decora para limpar o piso vinílico na cozinha? Agora é só manter a cozinha brilhante. 

 

Por fim, está precisando de piso vinílico para a sua casa? A ABC da Construção pode te ajudar. Confira os nossos modelos de piso vinílico!