Quem busca inovar na decoração e gosta de acompanhar as principais tendências para casa, já deve ter percebido uma crescente no uso de metais coloridos no banheiro e na cozinha. Os objetos são grandes pontos de destaque nos ambientes e trazem bastante personalidade e charme ao espaço.

Por isso, neste texto, vamos te mostrar as principais cores e formas de se usar metais coloridos no banheiro e na cozinha para ter um ambiente que é a sua cara. Continue a leitura!

Quais são os metais coloridos mais comuns?

Antes de falarmos sobre metais coloridos, vamos explicar melhor o que são esses produtos. Os metais nada mais são que as torneiras, chuveiros, toalheiros, papeleiras, acabamentos para registro e outros acessórios.

No mercado, também é possível encontrar versões deles em plástico, que são muito populares devido aos preços mais baixos; mas as versões em metal garantem maior durabilidade e qualidade, além de um visual mais atraente aos ambientes.

No caso dos metais coloridos, a aparência dos produtos é ainda mais premium e confere ares de sofisticação ao espaço. Além do já tradicional cromado, eles podem ser encontrados nas cores grafite, níquel, dourado, cobre (também chamado de rose gold) e preto. Entre as variações de acabamento, estão o escovado (fosco) e polido (brilhante).

Metais grafite e níquel: neutros e modernos

Os metais para banheiro e cozinha em tons grafite ou níquel são ideais para quem deseja um visual diferente e moderno, porém neutro. As duas cores representam diferentes tons de cinza, porém o grafite é mais próximo do preto e o níquel é mais próximo do prata.

Torneira para Lavatório New Edge Níquel Escovado Docol - Ref: 44452
Torneira para Lavatório New Edge Níquel Escovado Docol Ref: 44452

A grande vantagem dos dois tons é que são bastante versáteis e a escolha entre ambos varia principalmente de acordo com o seu gosto estético. Eles combinam especialmente com decorações no estilo industrial, com banheiros e cozinhas em que prevalecem os revestimentos brancos, pretos e/ou cimentados.

Metais dourados: clássicos e sofisticados

Os metais dourados já são grandes clássicos da decoração de banheiros e cozinhas e há alguns séculos eram usados como forma de esbanjar sua fortuna em forma de ouro pelo imóvel. Hoje em dia, produzidos em níquel com acabamento em cromado dourado, esses metais certamente têm valores bem mais acessíveis, mas sua cor segue sendo sinônimo de luxo e elegância.

Misturador de Mesa para Lavatório Polo Bica Alta Red Gold Deca – Ref: 38292

Os metais dourados são versáteis e podem ser encontrados em diferentes estilos, entre clássicos e modernos. Porém, não são nada neutros. Por isso, é preciso cuidado para não exagerar na combinação com a mobília, os revestimentos e os acessórios. Uma boa dica é apostar em peças menores e no contraste com outras cores, como o preto.

Metais rose gold: inovadores e delicados

Uma das principais tendências em metais coloridos, o rose gold é o novo nome, mais moderno, do cobre na decoração. Sua tonalidade pode variar desde o mais alaranjado, que remete bastante ao estilo industrial e tem ares mais modernos, até um rosê bem delicado, que remete a um estilo mais clássico.

Torneira Flatt Bica Alta – Lorenzetti – Ref: 47945

Assim como os dourados, os metais rose gold também exigem cuidado ao combinar com a decoração e o recomendado é apostar em cores mais neutras na mobília e nos acessórios e revestimentos.

Apesar disso, podem provocar combinações bem inusitadas, com resultados diferentes e igualmente lindos. O mix de estilos é um ótimo caminho a se seguir e também está em alta: clássico e moderno, colorido e neutro, vintage e industrial… O importante é abusar da criatividade.

Metais pretos: estilosos e ousados

O preto, que sempre ficou disposto em pontos mais isolados da decoração sob o estigma de “pesar” o ambiente, vem ganhando cada vez mais destaque e também é tendência nos metais para banheiro e cozinha.

Misturador Monocomando de mesa para cozinha Link Black Matte – Deca – Ref:29187

A melhor cor para combinar metais pretos no banheiro e na cozinha segue sendo o branco, afinal, a combinação é clássica e já consagrada na decoração, na arte e na moda. Mas também é possível harmonizar de diversas outras formas para resultados diferentes. O mix com tons terrosos, por exemplo, traz um ar industrial, enquanto com marmorizado e rose gold deixa tudo mais delicado.

Além disso, o “efeito all back” também está se tornando bastante comum, com bancadas, cubas e torneira todos no preto ou ainda o mix com cores mais vivas, que deixam o ambiente transbordando estilo e personalidade.

Ainda tem dúvidas para usar metais coloridos no banheiro e na cozinha?

Conte com a ajuda da maior especialista em acabamentos para escolher os melhores produtos para a sua obra. Aqui na ABC da Construção, nós podemos fazer a especificação 3D do seu ambiente, que permite que você veja como vai ficar o resultado da sua obra antes mesmo de iniciá-la e tornar o processo de escolha de cada revestimento, louça e metal mais fácil.

Na ABC da Construção, você encontra os melhores produtos de grandes marcas. Acesse o nosso site e confira quais promoções estão rolando e não deixe para depois aquela pequena (ou grande) obra que precisa ser realizada. 😉

*Consulte condições na loja