Cozinha americana: opções de revestimentos 

Já faz tempo que os brasileiros adotaram o esquema internacional de integração de ambientes. Por isso mesmo é que uma das reformas mais solicitadas aos arquitetos e engenheiros é a mudança de cozinha tradicional para cozinha americana em residências.  

E é justamente isso que trouxe a seguinte dúvida à mente das pessoas: “Há diferença entre escolher revestimentos para esses dois tipos de ambientes?”. E a resposta é “sim”. Veja a seguir. 

O desafio da integração de ambientes 

Por que integrar? A razão disso é justamente fazer os espaços de casa parecerem mais amplos e diferenciados. Mas é complicado fazer esta integração e não só por conta das mudanças estruturais. Até mesmo o plano de decoração é impactado. E por quê?  

Pois é preciso pensar em como fazer a união de espaço; ao mesmo tempo, a separação de atividades – e isso sem qualquer barreira física, apenas por meio da setorização de áreas. 

Ou seja, mesmo que ambientes sejam estruturalmente integrados por questões arquitetônicas, não precisam ser uma coisa só. Mas a continuidade espacial é essencial que aconteça.  

E ela tem mais chances de ser percebida se o sentido de linhas for igual ou o revestimento for o mesmo de um ambiente a outro. Assim, a integração ficará bem nítida e realizada de forma harmoniosa.  

Quer saber como fazer isso? Continue lendo este texto.

decoração cozinha americana opções revestimentos

(Viva Decora)

decoração cozinha americana opções revestimentos

(Viva Decora)

O cuidado na hora de escolher revestimentos 

Quando sala e cozinha são integradas – como é o caso das cozinhas americanas, é preciso redobrar o cuidado na hora de escolher seus revestimentos. Isso porque a decoração deve levar em conta a necessidade de cada ambiente.  

Por exemplo, do lado da cozinha, o material de acabamento das paredes e piso precisa ser anti-fogo e resistir melhor aos vapores de água e gordura. Por isso, precisam também ser mais impermeáveis e fáceis de limpar. 

Ou seja, se colocarmos carpete de madeira na sala, é bem provável que não possamos levar esse mesmo material até a cozinha. Isso pelo menos não levando em conta a qualidade dos revestimentos e as práticas de limpeza tão comuns no Brasil. Então, o desafio é encontrar uma solução que atenda todas as necessidades, permitindo ainda que ambos os ambientes fiquem com visual mais elegante e sofisticado possível. 

Aqui vai uma dica importante: se a sua decisão for instalar revestimentos diferentes de cada lado dessa integração, tente pelo menos adotar a mesma tonalidade ou explore opções de materiais de características idênticas, para que tudo realmente pareça um conjunto. 

decoração cozinha americana opções revestimentos

(Viva Decora)

As principais opções de revestimento para cozinha americana 

Soluções tradicionais 

Então, você já sabe. É preciso encontrar as alternativas certas que façam a decoração de sala e cozinha integradas, ou cozinha americana, parecer harmoniosa. E já começamos este tópico do texto lhe informando que, no ponto de encontro desses ambientes, longe de equipamentos como fogão e pia, seria possível trabalhar com placas de madeira e até papel de parede. 

Também já existem várias tintas e adesivos vinílicos próprios para personalização de áreas molhadas. 

decoração cozinha americana opções revestimentos

(Viva Decora)

decoração cozinha americana opções revestimentos

(Aquiles Nicolas Kílaris e Viva Decora)

Claro que a opção número “um” para cozinhas – até em termos de economia – são os azulejos e porcelanatos, que ficam lindos para ambientes integrados.  

As placas cerâmicas têm resistência menor, mas podem ser encontradas em diversas cores, tamanhos, texturas e acabamentos, inclusive imitando madeira, pedras, mármores, entre outros materiais. Já os porcelanatos em grandes formatos dão melhor impressão de continuidade, ideal para grandes espaços com ilhas funcionais. 

Falando em ilhas, as mesmas podem ser estruturas construídas em alvenaria. E podem ser personalizadas com revestimentos como ladrilhos, pastilhas cerâmicas e pedras.  

Mas a solução mais vista em projetos contemporâneos é a dos tijolinhos, que vão desde essa linha divisória da integração, passando pela zona de refeições até a parede atrás da pia. Lembrando que, nesse caso, pensando na melhor higiene local, é preciso envernizar placas e as juntas de argamassa. 

decoração cozinha americana opções revestimentos

(Fernanda Duarte)

decoração cozinha americana opções revestimentos

(Viva Decora)

opções revestimentos decoração cozinha americana

(Viva Decora)

Tendências modernas 

Vamos falar agora das tendências que estão mais em alta nos últimos tempos. Em primeiro lugar, os pisos cimentícios, sobretudo aqueles que imitam madeira e que super ajudam a prolongar e unir espaços decorados integrados.  

Depois, o granilite, que também leva cimento e pequenos pedaços de pedras naturais. E o que o público chama de “porcelanato líquido”, que é feito com resina especial, sem juntas ou emendas. 

Para finalizar este texto, não podemos deixar de citar os revestimentos 3D. Eles podem ser encontrados em porcelanato, mais resistente e fácil de limpar. São bastante versáteis, combinando com decorações de salas e cozinhas.  

E se a área integrada ainda parece pequena, esse material pode ajudar no aumento do tamanho e nas medidas de volume do cômodo. Esteja certo que esse toque de design deve mudar completamente a percepção da integração. 

decoração cozinha americana opções revestimentos

(Fabiana Rosello)

decoração cozinha americana opções revestimentos

(Viva Decora)

 

Então, já pensou em qual revestimento colocar em sua cozinha? Não deixe para depois, comece este projeto agora mesmo! 

Essas dicas de decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.