por: Bárbara Botelho – 2b arquitetura e urbanismo

Casa é afeto. É onde queremos ficar e de onde sair causa vazio. Casa é sentimento e lembrança. É momento. A Casa da Janela Azul, no bairro Santa Tereza, em Juiz de Fora (MG), traz consigo toda essa bagagem e é, sem dúvida nenhuma, um dos projetos mais interessantes do escritório 2b Arquitetura e Urbanismo, que fiz em parceria com os arquitetos Cely Gravino e Filipe Lima, do escritório Lima Interiores e Design.

Com o uso de materiais da ABC da Construção, reformei a casa com o objetivo de resgatar a memória dos anos 50 e atender as necessidades dos novos moradores. Foram pisos, revestimentos, porcelanatos, assento e vaso sanitário da ABC que compuseram o interior da residência e conferiram todo o efeito retrô e de acolhimento que buscamos com o projeto. Neste blogpost, vou contar mais sobre inspirações, propósitos e materiais utilizados na Casa da Janela Azul. Confira!

Espaço Gourmet da Casa da Janela Azul. Piso: Porcelanato esmaltado 60x60cm Retificado Cemento Avorio Acetinado Biancogres

Divisão de Espaços

Em frente às tuas janelas azuis, me perdi no tempo dos seus anos e vislumbrei os detalhes do passado visando as imagens de um futuro. Diante desta visão, reformei a residência com o propósito de aproveitar melhor a divisão de espaços internos e as áreas vazias. Isso para explorar com mais veemência todo o ambiente e levar a cada detalhe aspectos de passado, presente e futuro.

Dessa forma, também, todo o ambiente pode ser aproveitado em sua integridade pelos futuros moradores. Além disso, aspectos estéticos do acabamento, design e decoração ficam distribuídos de forma harmônica e equilibrada.

Um ambiente acolhedor

Ao abrir as suas janelas e portas, a luz do sol percorre os cômodos e abraça os detalhes de cada espaço. Assim, as cores, o design e as texturas ficam ainda mais valorizadas sob a luz solar.

Acolhimento e aconchego foram as sensações que quisemos transmitir nesse projeto. Por isso, alguns aspectos da casa foram mantidos, tais como volumes de fachada, janelas e telhados. Dessa maneira, ao olhar para o local, é possível resgatar memórias afetivas.

Revestimentos utilizados

Os materiais utilizados compõem os ambientes de forma a associar o antigo e o moderno com criatividade e elegância. Assim, proporcionamos aconchego e conforto sem abrir mão do que há de inovação em termos de arquitetura e decoração.

Áreas internas

Para as áreas internas, foram escolhidos tons claros que deixam os ambientes mais iluminados e amplos. Combinados com o sol que entra na residência, os futuros moradores poderão aproveitar ao máximo a luminosidade do dia e o frescor e energia das cores claras.

Espaço Gourmet da Casa da Janela Azul. Revestimento bancada: Roca 7,7 x 30,5 Ombré Sable Blanc.

Os revestimentos texturizados e com diferentes desenhos trazem um ponto focal para os ambientes em que foram utilizados. Observe esse enfoque na segunda imagem a seguir:

Banheiro Casa da Janela Azul. Revestimento 32×59 cm Retificado Mixdecor soft acetinado Incepa e Vaso Sanitário para Caixa Acoplada Thema Branco Incepa

Banheiro Casa da Janela Azul. Revestimento 32×59 cm Retificado Mixdecor soft acetinado Incepa

Para o hall de entrada, apostamos em um piso com o Porcelanato Esmaltado 60×60 cm retificado ladrilho Amur Acetinado. Com um estilo que remete à década de 1970, estes ladrilhos intensificam a pegada retrô do projeto, que é um dos objetivos da Casa da Janela Azul. Confira a imagem abaixo.

Hall de entrada da Casa da Janela Azul. Piso: Porcelanato Esmaltado 60×60 cm retificado ladrilho Amur Acetinado

 

Áreas externas

Na área externa, as janelas foram pintadas em azul, assim como no modelo original da casa que deu nome ao projeto. Para trazer um charme a mais, a estrutura em tijolinhos foi exposta e tratada. Para equilibrar o destaque que queríamos na fachada, apostei na neutralidade do Porcelanato 60×60 cm retificado AD4 Cemento Grigio ld Biancogres, da ABC, como piso da entrada.

Fotografias por Estúdio Leonardo Costa

Área Externa Casa da Janela Azul. Piso: Porcelanato 60×60 cm retificado AD4 Cemento Grigio ld Biancogres

 

Materiais utilizados

Tirar o projeto do papel só foi possível porque pude contar com os materiais de qualidade da ABC da Construção. A seguir, confira quais produtos escolhi para a Casa Azul:

Piso Laminado Space 7x187x1340MM Carvalho Viena Durafloor

Revestimento 32×59 cm Retificado Mixdecor soft acetinado Incepa

Porcelanato esmaltado 60x60cm Retificado Cemento Avorio Acetinado Biancogres

Porcelanato Esmaltado 59×118, 2cm Retificado Munari Marfim Acetinado LD Eliane

Porcelanato esmaltado 60×60 cm retificado ladrilho amur acetinado in/ex 4 ceusa

Revestimento 7,7×30,5 cm Retificado Ombre Sable Blanc Roca

Assento Sanitário Thema Branco Incepa

Vaso Sanitário para Caixa Acoplada Thema Branco Incepa

Porcelanato 60×60 cm retificado AD4 Cemento Grigio ld Biancogres

Escritório 2b Arquitetura e Urbanismo e parceria com Lima Design

Bárbara Botelho – arquiteta e proprietária do escritório 2B Arquitetura e Urbanismo

 

O escritório 2B Arquitetura e Urbanismo está localizado em Juiz de Fora, no bairro São Pedro. Há 16 anos no mercado, nele, atuo com projetos de arquitetura residencial, arquitetura comercial/corporativa, design de interiores e design de mobiliário e de objetos. Na reforma da Casa da Janela Azul, tive o prazer de contar com a parceria do escritório Lima Design e os arquitetos Filipe Lima e Cely Gravino.

Filipe Lima, Cely Gravino (Lima Design) e Bárbara Botelho (2B Arquitetura)

2B Arquitetura

Rua José Lourenço Kelmer, 1000 São Pedro – Juiz de Fora/MG

Instagram: @2barquiteturaeurbanismo

Lima Interiores e Design

Rua Américo Lobo, 856 – Manoel Honório – Juiz de Fora/MG

Instagram: @limadesign_

telefone: (32) 3211-6932