Qual a diferença entre os revestimentos cerâmico e porcelanato?

Patrícia Alvim conversou com o arquiteto Diego Tavares, parceiro da ABC da Construção, para tirar algumas dúvidas sobre esse tema. Existem muitas diferenças? Veja a seguir.

 

Segundo Diego, a diferença está basicamente na composição dos materiais. O cerâmico tem mais argila na sua composição e o porcelanato tem mais material rochoso.

 

Piso cerâmico 60x60cm, retificado, Salinas Brown, acetinado, Embramaco

Piso cerâmico 60x60cm, retificado, Salinas Brown, acetinado, Embramaco

 

Cerâmica 33x60cm, retificado campestre, Embramaco

Cerâmica 33x60cm, retificado campestre, Embramaco

Devido a isso o revestimento cerâmico absorve mais água, mais umidade, e tem uma dilatação maior. Já o porcelanato tem uma durabilidade maior, pois ele absorve menos água e umidade.  Na instalação ele não precisa ter um espaçamento grande entre as peças, pois quase não há dilatação, e se usa menos rejunte também.

 

Porcelanato 80x160cm, retificado, Stelar Black polido, Eliane

Porcelanato 80x160cm, retificado, Stelar Black polido, Eliane

 

Outra característica é que o porcelanato tem mais opções de tamanhos, texturas e cores. Existe o polido, que recebe uma camada de alto brilho, e o acetinado que é mais fosco. Esses dois tipos são usados mais em áreas internas. Mas existem os revestimentos de porcelanato para área externa, que são mais ásperos, antiderrapantes.

 

Há também uma diversidade maior de tamanhos e formatos, desde tamanho menor, no estilo colmeia, até grandes formatos, também chamados de lastras, com medidas que chegam até a 160x320cm. Eles são mais versáteis, pois é possível fazer até mobiliário como: painéis de tv, cabeceiras de cama, bancadas, ilhas.

 

Revestimento Atlas Hexagonal Rigel OMD15210 e Líquen OM15640 (Projeto Mariana Pollachi - foto: Mara Lucia Gracia)

Revestimento Atlas Hexagonal Rigel OMD15210 e Líquen OM15640 (Projeto Mariana Pollachi – foto: Mara Lucia Gracia)

 

Porcelanato 120x240cm, retificado, Marmo branco polido, Eliane

Porcelanato 120x240cm, retificado, Marmo branco polido, Eliane

 

Para evitar o desperdício de porcelanato, principalmente de grandes formatos, é de extrema importância a contratação de um profissional habilitado para que ele faça uma paginação do ambiente. Com esse estudo ele vai calcular o tamanho ideal do material, a quantidade correta para o espaço, analisando até a maneira da instalação, entre outros detalhes, para que ocorra o mínimo de corte e perda de material.

 

Além de tudo isso, ainda existem os revestimentos 3D, com textura e relevos, indicados para paredes e fachadas, que complementam a decoração dos ambientes.

 

Porcelanato 20x20cm, Malibu fog, porcelanato da parede

Porcelanato 20x20cm, Malibu fog, porcelanato da parede

 

Essas são só algumas características sobre a diferença entre o revestimento cerâmico e o porcelanato. Qualquer dúvida, fale com um de nossos especialistas. Eles estão sempre à disposição para ajudar na escolha do melhor material de acabamento da sua obra ou reforma. 

 

Clique aqui para ver a entrevista da Patrícia Alvim com o arquiteto Diego Tavares. 

 

Quer dar uma olhada nos nossos produtos? A ABC da Construção tem tudo para você em cerâmica e porcelanatos, clique aqui e escolha o melhor para sua obra. 

 

Fale diretamente com um de nossos consultores, é só clicar aqui .