por Beatriz Henriques

A busca por uma linguagem universal que respeita a geografia e a história do lugar é característica marcante do meu trabalho como arquiteta. Sou formada pela Universidade Federal de Minas Gerais e, no meu portfólio, reúno projetos de interiores residenciais e corporativos e obras arquitetônicas localizados em diversas cidades do Brasil e Estados Unidos. Alguns desses trabalhos estão expostos no meu Instagram. Em 2020, integro o time da Modernos e Eternos BH, na irreverente edição 100% virtual.

Parceria com a ABC da Construção

A escolha das peças usadas ocorreu visando o conceito estabelecido no Ambiente 4 Elementos. Os produtos da Docol como os acabamentos, o monocomando (ambos da linha Minima) e chuveiros (linha Heaven) com o tom do cobre escovado, ajudaram a reforçar a cor do elemento terra. A Bacia Liss Branca, do mesmo fornecedor, e o Porcelanato 120x120cm Home Acetinado da Decortiles representaram a sofisticação e conforto necessários ao espaço. Optar pela ABC da Construção foi importante devido à variedade de possibilidades para o desenvolvimento de qualquer projeto.

Em termos da relevância desses produtos para o espaço que assino, cada peça representa a linguagem escolhida como tema para o Ambiente 4 Elementos, que busca transparecer bem-estar e modernidade.

Propostas do Ambiente 4 Elementos

O Ambiente 4 Elementos, que tenho o prazer de assinar para a mostra Modernos Eternos 2020, traz um conceito diferenciado para a contemplação dos quatro elementos: água, fogo, terra e ar. O projeto está inserido na residência brutalista Pouso Geométrico aos pés da Serra do Curral, com vista para a Praça do Papa.

A obra é considerada um refúgio que oferece conforto aos ocupantes, um local onde as energias são recarregadas. Tal ideia acompanha o tema promovendo a experiência com componentes naturais como pedras, madeiras e fibras em um espaço totalmente integrado.

Composição do espaço

A área é constituída por quarto, closet e banheiro, em uma atmosfera suave e acolhedora. O uso da madeira foi explorado ao máximo. Além de tons terrosos em toda a área, a iluminação pontual confere conforto e efeito cênico para as obras de arte, objetos de decoração e mobiliário.

O Ambiente 4 Elementos oferece um local perfeito para apreciar as belezas naturais, já que é marcado pelo jardim vertical e por aberturas em vidro que trazem a amplitude, iluminação e ventilação natural para o interior do espaço.

Arte e decoração

O projeto conta com renomadas peças de grandes ícones do design, como Sérgio Rodrigues, Jorge Zalszupin, Ronald Sasson e Jader Almeida. Compõe igualmente o espaço as obras fotográficas de Jomar Bragança e os quadros do Ricardo Homem e Cláudio Cretti.

Informações sobre a 5° edição

A programação da Modernos Eternos segue até 30 de novembro e todos os espaços e atrações podem ser acessados no site do evento. Entre esses dias, a ABC da Construção conduzirá três mini Talks, cujos temas são: o lançamento do livro “O uso imaginoso do azulejo”, de Noel Marinho, o uso sustentável de lastras e a gastronomia de cidades mineiras. 

Mais informações sobre a mostra você confere no Instagram.