Torneiras, misturadores e monocomandos

Um item imprescindível em cozinhas, banheiros, varandas gourmet ou onde for necessário ter uma saída de água são as torneiras. Antigamente, eram chamadas apenas de torneiras, e hoje, com o avanço da tecnologia e as necessidades que surgem, as torneiras evoluíram e agora surgiram suas variações que são os monocomandos e misturadores.

Mas afinal, qual é a diferença entre estes produtos? Como saber qual a melhor opção para o seu projeto? Como assegurar que todas as funcionalidades do produto vão ser úteis para o seu ambiente? 

Para tirar as suas dúvidas e garantir que você vai investir nas melhores opções para a sua obra, preparamos este artigo completo e cheio de informações que vão te ajudar em todo o processo de escolha. Vamos lá!? 

 

1. Torneiras

A função básica desse produto é a saída de água fria, direto da caixa. E essa é a principal diferença dela para os outros dois produtos. Elas podem ser de plástico ou de metal. Por ter essa função única, é considerado um tipo de metal simples. 

Porém, já existem há um tempo as torneiras elétricas. Elas funcionam com resistência, como os chuveiros, para ter a opção de saída de água quente. Mas, por esse motivo, possuem uma estética mais robusta e pouca variação de cores e modelos. 

Elas são mais baratas e mais fáceis de instalar, pois exigem uma estrutura mais simples. Uma desvantagem é que fornecem apenas água fria. 

Torneira para cozinha de mesa Doc bica alta preta Docol

Torneira para cozinha de mesa Doc bica alta preta – Docol

2. Misturadores 

Os misturadores contam com duas opções de temperatura da água: quente e fria. Eles são instalados com dois registros independentes entre si, por onde deve acionar os dois ao mesmo tempo, a fim de obter a temperatura desejada da água. 

É importante lembrar que os misturadores exigem que o projeto do ambiente tenha água quente encanada, pois não contam com resistência para aquecê-la. 

Além disso a instalação requer dois furos para os registros, tendo uma instalação um pouco mais complexa. Uma vantagem a mais é que os misturadores podem ser instalados em locais onde a pressão da água é baixa, e você tem um maior controle de temperatura e intensidade da água. 

Uma outra questão importante para se lembrar, geralmente os misturadores são metais elegantes, e sua escolha faz parte da decoração do ambiente. 

Misturador para lavatório de mesa Polo bica alta cromado - Deca

Misturador para lavatório de mesa Polo bica alta cromado – Deca

3. Monocomandos

Também conhecido como misturador monocomando, essa é uma variação dos misturadores comuns e ele também oferece duas temperaturas de água. Porém, necessita de apenas um registro de ajuste, você aciona a válvula para esquerda ou direita para escolher entre a água quente ou fria, e para cima ou para baixo para escolher a vazão de água que sai da torneira. 

Com um funcionamento mais simples e direto, apresenta um visual mais clean que o misturador. Ao mover a válvula para uma direção a água fica mais quente, e se mudar para outra, fica mais fria. Isso garante mais praticidade no dia a dia, além de um visual mais próximo ao de uma torneira comum, com um design muito mais limpo e moderno. 

As principais vantagens do monocomando são: água quente e fria, o controle da intensidade, facilidade de instalação. E uma desvantagem muito importante para se atentar é que o monocomando necessita de uma maior pressão de água, sem isso, sai pouca água. 

Lembrando que os monocomandos são metais que dão um ar clean ao ambiente onde estão sendo utilizados, e eles possuem muita variedade de tipos de metais, cores, formatos, e até a forma da vazão da saída de água. Eles também fazem parte da decoração do ambiente, pois passam muita elegância no local onde são utilizados. 

Monocomando para lavatório de mesa Lift bica alta cromado - Docol

Monocomando para lavatório de mesa Lift bica alta cromado – Docol

4. Quais são as principais diferenças entre torneiras, misturadores ou monocomandos?

A principal diferença se resume na instalação, na estrutura da torneira e na água resultante 

A instalação das torneiras é mais simples, pois dela sai apenas água fria. A instalação dos monocomandos e misturadores demandam uma instalação mais complexa, pois necessitam de água quente e fria, sendo necessário algum tipo de sistema de aquecimento e mais tubulações na instalação. 

Na estrutura, torneiras e monocomandos são instalados com um único registro, ocupando assim menos espaço. Os misturadores, por utilizarem dois registros, necessitam de um pouco mais de espaço e a instalação é mais complexa. 

Em relação a água resultante, as torneiras fornecem apenas água fria, e os monocomandos e misturadores fornecem água quente e fria, podendo ser ajustada a temperatura ideal. Um detalhe importante é entender sobre a pressão da água do imóvel e do ambiente. Os monocomandos necessitam de uma pressão da água, ou então a mesma sai bem pouca e sem força. Continue a leitura e entenda o que é o M.C.A. (metro de coluna d’água). 

 

5. Qual a melhor escolha entre os três materiais?

Ao fazer o seu projeto, é preciso pensar bastante ao escolher entre torneiras, misturadores e monocomandos. Como dissemos acima, misturadores e monocomandos exigem que o ambiente tenha tubulação de água quente (seja a gás, energia solar ou aquecedor elétrico), além de ocuparem um pouco mais de espaço, seja na bancada ou na parede. 

Aqui no Blog da ABC, já publicamos um outro artigo completo explicando como escolher torneiras para a sua cozinha e banheiro, garantindo uma melhor usabilidade e estética. Clique aqui e confira. 

Torneira para lavatório de mesa Soul bica alta cromada - Deca

Torneira para lavatório de mesa Soul bica alta cromada – Deca

Misturador para lavatório de mesa Polo bica alta cromado - Deca

Misturador para lavatório de mesa Polo bica alta cromado – Deca

Monocomando para lavatório de mesa Kaila bica alta ouro escovado - Docol

Monocomando para lavatório de mesa Kaila bica alta ouro escovado – Docol

6. O que é MCA? Metro de Coluna D’água, um detalhe que não pode passar despercebido 

Uma outra característica importante do seu projeto que deve ser levada em consideração ao escolher os melhores modelos de torneiras, misturadores ou monocomandos é o chamado Metro de Coluna D’águaM.C.A. 

Essa é uma unidade de medida que define a pressão da água no cômodo, conforme o seu nível desde a altura do reservatório até o ponto de saída. Sendo assim, quanto maior a sua altura, maior será a pressão no sistema hidráulico. 

Para garantir a pressão adequada no seu uso, torneiras, misturadores, monocomandos, válvulas de descarga, chuveiros, duchas e outros metais sempre vêm com um indicativo do M.C.A. ideal para sua instalação. Normalmente, monocomandos, aquecedores e chuveiros, por exemplo, necessitam de grande pressão. Por isso, é importante ter atenção também a esse detalhe na hora da compra. 

O Metro de Coluna D’água é calculado pela altura do nível da água no reservatório até a o local da saída

O Metro de Coluna D’água é calculado pela altura do nível da água no reservatório até a o local da saída

7. O que considerar ao escolher entre torneira, misturador e monocomando?

Com tanta informação, pode ser que você fique um pouco confuso no momento da escolha. Por isso, preparamos um checklist com algumas questões a se considerar na escolha dos metais. Dessa forma, você pode imprimir ou anotar para levar na hora da compra: 

M.C.A – existe a pressão hidráulica adequada para esse produto onde quero instalar? 

Local de instalação – ele será instalado na bancada ou na parede? 

Qual o modelo da cuba que vai acompanhá-lo? Combinam? 

Tipo de uso – qual vai ser a frequência de uso do produto? Ele será para banheiro, lavabo, cozinha, área gourmet? 

Orçamento – quanto estou disposto a investir neste material? 

✓ O metal escolhido vai ornar com o restante da decoração do ambiente? 

Por fim, considere ainda qual é o melhor lugar para comprar torneiras, misturadores e monocomandos. A ABC da Construção é a maior especialista em acabamentos e conta com uma enorme diversidade de marcas e modelos, além de contar também com uma equipe de profissionais especialistas competentes, que te auxiliam a fazer a melhor escolha de acordo com todas as suas necessidades. 

Para conhecer toda nossa variedade desses metais e escolher o que mais combina com o seu ambiente CLIQUE AQUI E CONFIRA AGORA.