Por Marcos Aurélio Souza

Espaços integrados, continuidade entre ambientes e contato com a natureza: tendências da arquitetura contemporânea que conferem sofisticação e modernidade a qualquer obra. A Casa AJ, cujo projeto é de minha autoria, traz, desde sua concepção, a associação de espaços internos e externos, aliada às necessidades de uma família contemporânea. Parte do projeto foi realizada graças a materiais de alta tecnologia da ABC da Construção. Neste blogpost, conto mais detalhes sobre essa residência. E ao clicar aqui, você interage com o tour 2D pela casa. Confira!

Integração de ambientes

Para atender às necessidades de uma família moderna, áreas extensas e cômodos integrados foram as principais premissas com as quais trabalhei na Casa AJ. Dando vida à concepção de grandiosidade, criei grandes espaços integrados, revestidos com materiais de alta tecnologia e design, que proporcionam amplitude e continuidade entre os ambientes internos e externos. Começando pela fachada, minha aposta foi no Porcelanato Eliane 59×118,2 Iron Externo, com inspiração no aço corten, ele combina perfeitamente com o verde das plantas e o branco das paredes exteriores. Para ter a sensação completa da beleza deste projeto disponibilizamos um tour virtual que irá te permitir ter a experiência de caminhar pelos ambientes virtualmente, criando a sensação de estar imerso no ambiente em que está navegando, clique aqui.

Casa AJ. Revestimento do primeiro piso da fachada: Porcelanato Eliane 59×118,2 Iron Externo 30155

Para a integração com o ambiente exterior, minha aposta foi na estética natural da madeira, da pedra e do aço nos revestimentos. Tudo isso para estabelecer uma verdadeira relação de diálogo onde as cores se comunicam e se misturam, levando a beleza estética da natureza para dentro de casa.

Além do deslumbre visual, os ambientes integrados também contam com a vantagem de praticidade diária. A exclusão de paredes, divisórias e limites podem facilitar o dia a dia dos moradores, seja pela locomoção ou pelo convívio mais estimulado em espaços assim. No entanto, para que essa comodidade seja efetiva, é necessário se debruçar atentamente na rotina de quem vive na residência. Por isso, na Casa AJ, a compreensão que tive das necessidades da família foi indispensável para o sucesso do projeto.

Hall de entrada. Piso: Porcelanato Biancogres 82×82 Illuminato Beige Pol 24124

 

Hall de entrada e sala da Casa AJ.

Sala da Casa AJ

 

Ambientes e características da Casa AJ

Área externa

A Casa AJ conta com um grande pátio e jardim interno. Nessas áreas a céu aberto, piscina e prainha são as protagonistas. Varanda e sacadas também são os caminhos para que moradores desfrutem da área externa da casa e, nesses ambientes, utilizei os Porcelanatos da linha Artsy Cement Natural, da Portobello, como piso do local, que combinaram perfeitamente com o ambiente e com a tonalidade dos móveis.

Sacada da Casa AJ. No piso: Porcelanato Portobello 90×90 Artsy Cement Nat 24276

 

Varanda da Casa AJ. No piso: Porcelanato Portobello 90×90 Artsy Cement Ext 30309

Além de lazer e bem-estar aos moradores, meu empenho nesses ambientes teve o propósito de conferir elegância aos olhos de qualquer observador.

Afinal, hoje em dia, os ambientes externos são uma das partes que mais merecem atenção e um design arquitetônico belo e inovador. Isso porque, cada vez mais, os moradores têm passado mais tempo em casa por conta do home-office e outras medidas de distanciamento social exigidas durante a pandemia.

Diante desse cenário, eles buscam no próprio lar o espaço de lazer. À família da Casa AJ, todo esse conforto e distração estão garantidos com a piscina em forma de L — revestida com a Pastilha Esmaltada Jatobá, cuja cor a Azul Taipe confere a sensação de tranquilidade e encaixe com os outros tons da casa —, além de espaços externos com sofás e mesa para o convívio entre moradores e visitantes da família.

Piscina da Casa AJ em formato de L. Revestimento: Pastilha Esmaltada Jatobá 5×5 Azul Viscaya JD 4810313 012769

Parte da área externa. Revestimento da piscina: Pastilha Esmaltada Jatobá 5×5 Azul Viscaya JD 4810313 012769

Hall de entrada

Outro marco da Casa AJ é o seu hall de entrada. O espaço é constituído por uma escada escultórica e um jardim de fundo que logo recepcionam quem chega. Além disso, ainda há uma passarela que liga as suítes do andar superior. O piso desse ambiente é o Porcelanato Biancogres 82×82 Illuminato Beige Pol 24124, de cor bege, que combina com o estilo sofisticado de toda a casa.

Esse hall tem como uma das funções ser a primeira impressão de sofisticação do interior da residência. É a visão inicial que o visitante tem à sua frente quando entra na Casa AJ. Portanto, por meio da escada escultórica, minha aposta foi em uma arquitetura singular que representasse rapidamente a elegância do ambiente interno como um todo.

Em contraste com os revestimentos e outros elementos de madeira, o verde do jardim compõe o cenário de fundo do hall com um propósito parecido. Todos os componentes, em conjunto, formam uma entrada deslumbrante e convidativa, ao mesmo tempo em que conferem a sensação de amplitude que é presente em toda a casa.

Hall de entrada. Piso: Porcelanato Biancogres 82×82 Illuminato Beige Pol 24124

Materiais da Casa AJ

Neste projeto, pude contar com a ABC da Construção que se faz presente na Casa AJ por meio de seus inúmeros revestimentos e produtos aplicados na construção. Todo o cenário da Casa AJ foi concebido graças à alta tecnologia dos materiais empregados junto à poética arquitetônica do jogo de volumes. Assim, foi possível imprimir uma identidade autêntica de traçado firme e de cores naturais, integrando a arquitetura à natureza harmonicamente.

Confira as peças da ABC da Construção que compõem a Casa AJ:

Porcelanato Eliane 59×118,2 Iron Externo 30155

Pastilha Esmaltada Jatobá 5×5 Azul Viscaya JD 4810313 012769

Porcelanato Esmaltado 82X82CM Retificado Illuminato Beige Polido LC Biancogres

Porcelanato Esmaltado 90X90CM Retificado Artsy Cement Natural CL/RE/FA Portobello

Porcelanato Esmaltado 90X90CM Retificado Artsy Cement Externo CL/RE Portobello

 

Mais informações sobre a Casa AJ

Todo o projeto da Casa AJ teve como propósito a conceber os desejos e necessidades da família moradora a um design e acabamento elegante.  Para isso, empreguei características peculiares da identidade e assinatura arquitetônica que são marcas do meu trabalho. Afinal, com esse projeto, escrevemos não só a história da família a quem ele foi destinado, mas também narramos a própria arquitetura e espaço urbano da cidade de Leopoldina, em Minas Gerais. Ao clicar aqui, você interage com o tour em 2D pela casa.

Sobre arquiteto Marcos Aurelio Souza

Trabalho com arquitetura a 10 anos, e com meus sócios criamos o escritório NBA arquitetura e engenharia, que hoje atende a região sudeste. Venha conhecer nosso trabalho, estamos na rua Presidente Carlos Luz 666 – no centro de Leopoldina MG, telefones (32) 34411974 e (32) 98898-1974. Veja mais projetos em:  @nbaarquiteturaengenharia e @marcosaurelio_arquiteto