Torneiras para cozinhas modernas: o que levar em consideração no momento da compra?
Cuidar da nossa saúde é fundamental. E o ambiente que mais impacta essa questão da nossa vida é certamente a cozinha.
Ou seja, se cuidamos bem deste lugar da casa, ficamos menos expostos a vírus e bactérias que poderiam ser ingeridos na nossa alimentação. Inclusive, os aparelhos que mais devem nos ajudar na higiene de frutas, verduras, utensílios e outros itens são as torneiras.
Agora, os donos e donas de casa desejam receber, na contemporaneidade, muito mais praticidade. Isso inclui ter torneiras com saídas de água quente, controladores de pressão, dispositivos para direcionamento de jatos e extensões de mangueiras para facilitar a tarefa de lavagem dentro das pias. E o resultado disso acabou se refletindo no design das peças que são vendidas hoje nas lojas – como é possível observar nas imagens deste texto.
Separamos as principais informações de mercado para orientar as suas compras. Confira, a seguir, como escolher uma torneira para a cozinha da sua casa.

Viva Decora
1. Estética
A primeira coisa que nos chama atenção nas torneiras modernas de cozinha é o formato. Duas coisas justificam as mudanças ocorridas nos últimos anos.
Primeiro a preferência pela instalação desses aparelhos sobre bancada, o que deixa a manutenção da arquitetura e marcenaria mais simplificada e menos arriscada. Segundo, a necessidade de lavar panelas maiores, combinando uma torneira mais alta com cubas mais profundas.
Em muitos casos, os projetistas sugerem a colocação de uma cuba dupla sob a bancada.
Então, o morador pode optar por colocar uma torneira mais longa no centro, atendendo aos dois lados, ou duas torneiras – uma para cada lado da cuba.
Por conta disso tudo, os modelos em desenho mais diagonal foram quase saindo de linha, dando lugar a outros formatos. A tendência atual são as torneiras mais arredondadas, acompanhando o estilo orgânico das decorações de 2022.

Revista Viva Decora/Studio Ro+Ca

Viva Decora
2. Material
As torneiras modernas também podem ser encontradas em diversos materiais diferentes. Existem aquelas a preços mais em conta, em plástico ABS, imitando metal. As de melhor resistência e durabilidade são feitas de liga de cobre, liga de zinco ou aço inoxidável.
Aquelas de acabamento cromado são a de aparência mais sofisticada e também as que serão mais vistas em projetos de arquitetura de alto padrão.

InterArqui – Ana Paula Lacerda e Vanesa Dias e Nanoprice Marmoraria Online
3. Funcionalidade
As torneiras de cozinha podem ainda serem diferenciadas de acordo com a sua funcionalidade – o que impacta, claro, no seu design ou formato. De todos os tipos, cinco deles são os mais conhecidos.
O modelo convencional, por exemplo, funciona apenas para água fria – ou temperatura normal. Mas outra opção melhor é o modelo ‘misturador‘, com saída para água quente e fria, um registro para cada temperatura.
Um único comando é mais prático, claro. Quem entende isso pode optar pelas torneiras monocomando com regulador que, para cada direção colocada, esquenta ou esfria a água.
Desse modelo existe uma infinidade de alternativas. As torneiras gourmet são sempre mais bonitas, práticas e versáteis, com puxadores e bicas mais bem projetadas, que permitem controlar melhor o direcionamento e intensidade da água.
A grande novidade do mercado nos últimos tempos é a torneira elétrica, ligada à eletricidade, que permite um controle gradual da temperatura.
Ela pode vir, inclusive, com luzes de LEDs para que os usuários vejam melhor a água saindo pela ponteira, aparentemente em cores diferentes, num efeito muito bonito. Por fim, vir com filtro e mecanismo para um jato aerado – gerando economia no consumo de água.
👉 Leia Mais: Torneiras, misturadores e monocomandos: qual a diferença e como escolher?

Viva Decora

Viva Decora
4. Manutenção
Agora precisamos comentar alguns fatores que, certamente, devem mudar a escolha por modelos de torneiras para cozinhas. Por exemplo, algumas peças ultra modernas possuem o fechamento interno de seu registro de porcelana blindado, ou seja, se estragar é preciso jogar tudo fora.
Enquanto alguns exemplos mais simples, menos caros, são mais fáceis de sofrerem manutenção e terem a reposição de peças.
Outra coisa que poucos profissionais planejadores de ambientes consideram é a própria higiene destas torneiras.
A maior parte dos novos modelos flexíveis para cozinha possuem sustentação por haste em espiral que dificilmente pode ser cem por cento limpa. E isso pode comprometer a própria higiene do ambiente, bem como dos alimentos e utensílios lavados na pia. Reflita sobre isto.
Por fim, anote aí: não esqueça de sempre comprar uma torneira para cozinha em tamanho proporcional às medidas da cuba.

Érica Salguero

Viva Decora
Qual torneira você vai colocar em sua casa? Escolha aqui a sua!
Essas dicas de decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.