Vai reformar o banheiro? Confira dicas para economizar e manter a qualidade

Seu banheiro de casa pode precisar de atualização. Então, você vai precisar de uma ajuda especializada. Antes disso, acompanhe nossas dicas

Independente do seu orçamento ser alto ou baixo, é importante acreditar na sua criatividade para montar a proposta de decoração mais incrível possível para as áreas molhadas da sua casa.  

Antes e durante a obra, mantenha a sua atenção aos detalhes, como a escolha das torneiras do banheiro. Afinal, esta é uma das áreas de maior permanência do imóvel. Confira dicas a seguir. 

  Por que é importante manter o banheiro sempre atual? 

Banheiros são ambientes de uso constante e mantê-los sempre funcionando é essencial para que a sua casa permaneça habitável. Trata-se de uma área que precisa de manutenção constante. E pode-se ainda prever que, de tempos em tempos, ela passe por reforma para uma atualização visual. Ademais, quanto mais a tecnologia avança, é bom contar com o que há de melhor para nosso conforto.

INÁ Arquitetura (Reprodução: Viva Decora)

  Quais os detalhes para o sucesso da reforma do banheiro?

  1. Planejamento de Obra

Reforma de banheiro tem a ver com estética, mas também com diversas questões estruturais e de subsistemas. Portanto, cuidado com as suas escolhas nesta etapa. Preze não pela economia, mas pela eficiência. E para acertar nesta equação basta utilizar os recursos certos e de modo correto. Por exemplo, há hoje no mercado itens que são econômicos e que oferecem muita segurança na resolução de vários problemas. 

A boa execução da reforma só lhe trará benefícios no futuro, pode apostar. Portanto, a fase um será escolher uma mão de obra adequada que te ajude também no planejamento deste projeto, inclusive avaliando se será necessário e possível fazer modificações das estruturas da edificação. E este plano deve ser detalhado, dizendo o que será feito, em qual ordem, com quantos materiais e duração de prazo. 

 

INÁ Arquitetura (Reprodução: Viva Decora)

 

INÁ Arquitetura (Reprodução: Viva Decora)

  2. Definição do Design

Claro que este profissional de confiança pode passar dicas preciosas para promover uma melhor e mais eficiente utilização de todos os recursos disponíveis.  

Ele também pode dar instruções de como traduzir a estética desejada para o local, fazendo com que, no fim das contas, o banheiro da sua casa fique tão bonito quanto você imaginava. E não se engane, pois esse olhar apurado é que fará a diferença nos seus planos. 

O projetista vai buscar ainda entrar em acordo com você visando adaptar todas as ideias para que o banheiro fique bem funcional. Claro que respeitando sempre as medidas do local. E quando o estilo for finalmente definido, será hora de definir o esquema de cores, revestimentos, aparelhos, decoração e acessórios. Por fim, o conceito escolhido pode ser o minimalismo, mais clean, muito em alta no momento. 

A saber, outra decoração de banheiro bastante na moda nos últimos anos é aquela com um tom mais industrial, uma ótima alternativa para espaços pequenos. Algo muito bacana que se pode tirar disso é a economia com a própria reforma, pois, nesse caso, aceita-se até mesmo deixar tijolo e tubulação aparente, um espaço com ares de fábrica.

 

INÁ Arquitetura (Reprodução: Viva Decora)

INÁ Arquitetura (Reprodução: Viva Decora)

  3. Compra de Materiais

Os materiais certos para reforma de banheiro são aqueles que promovem a economia e eficiência do mesmo, reduzindo desperdícios de água – para começar.  

É essencial usar encanamentos de qualidade, descargas que reduzem os desperdícios e mais. E é claro que, para prevenir infiltrações nas superfícies, melhor mesmo são as cerâmicas, porcelanatos, polímeros e afins – antiderrapante para piso. 

Para reduzir o quebra-quebra, é possível considerar usar tinta acrílica e tinta epóxi para áreas molhadas – antimofo. E isso dá super certo, com exceção dos boxes. Outra opção para lavabos, por exemplo, são os revestimentos 3D e ainda os papéis de parede específicos para este fim – vinílicos e laváveis. É uma forma rápida, com pouca sujeira e barata de mudar o visual da decoração da casa. 

Para finalizar as nossas recomendações de materiais, não podemos nos esquecer dos materiais sintéticos para bancadas, como o quartzo. Ele se parece demais com o mármore, mas com maior resistência a manchas. 

Marcia Addor (Reprodução: Viva Decora)

  4. Trabalho de Iluminação Indireta

O primeiro detalhe para dar vida à decoração do banheiro reformado será a iluminação direta com lâmpadas de teto ou sancas e espelhos. Isso também deverá ser bem-planejado para evitar aquelas sombras indesejadas e pontos de luz inapropriados que sempre prejudicam o uso do cômodo. Aliás, um jogo de luz eficiente é o ideal principalmente para banheiros pequenos e escuros.

  5. Personalização da Decoração

A etapa final é mais com você do que com o projetista; é o momento de dar a sua cara ao espaço. Considere transformar esse espaço da casa em um local agradável, perfeito para os momentos de relaxamento. Reformas de banheiro envolvem cada vez mais a utilização de plantas na decoração. E não vamos nos esquecer da instalação de nichos e armários. Ademais, eis as opções: 

  • espelhos decorativos, quadrinhos temáticos – com tratamento antimofo -, aromatizantes, flores e sabonetes, bandeja de prata, e outros itens de design diferenciados.

    Cyntia Sabat e INÁ Arquitetura (Reprodução: Viva Decora)

    Não esqueça que condomínios tem as suas regras. Nesse caso, a contratação de um profissional qualificado para a reforma do banheiro é algo obrigatório para a realização do planejamento estrutural, elétrico e hidrossanitário, expondo os caminhos dos novos canos e tubulações, assim como de demais elementos. 

    E aí, tudo pronto para a reforma? 

 

 

Essas dicas de decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.